CURSO

Mediação e Gestão de Conflitos com base na Comunicação Não-Violenta (CNV)

Percurso vivencial teórico prático voltado a mediadores, gestores, advogados, juízes, professores, líderes em geral e todas as pessoas interessadas em lidar melhor com seus próprios conflitos e mediar conflitos entre pessoas a sua volta.

Você terá a oportunidade de aprender na prática com orientação de dois instrutores experientes, além de ter acesso a uma rede de apoio e uma comunidade de prática exclusivas.

* Incluso material e certificado de horas síncronas cursadas reconhecido pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC)

Próximas datas

A SEREM DEFINIDAS

Sobre o curso

Nosso curso de Mediação e Gestão de Conflitos com base na Comunicação Não-Violenta (CNV) é destinado tanto para praticantes de CNV que procuram aprofundar-se na prática, quanto pessoas que em sua experiência cotidiana são chamados a mediar situações entre terceiros, entre si e outros, e internamente (líderes, gestores, quem opera em coletivos e equipes, mães e pais, professores, etc.), bem como profissionais mais diretamente ligados à mediação (mediadores, juízes, advogados, etc.).

“Não leva mais que 20 minutos para qualquer conflito ser resolvido a partir do momento em que cada lado se sente escutado pelo outro” (Marshall Rosenberg)

Nosso curso se enraíza nessa fala de Marshall Rosenberg, criador da Comunicação Não-Violenta (CNV), e foca o trabalho subjacente necessário para integrar os princípios da empatia como elemento transformador de conflitos trazido pela CNV como a fundamentação do processo mediativo. Fundamentado em uma das 25 distinções-chave da CNV, entre concessão X transformação, o curso objetiva trazer a prática de transformação de conflitos como alternativa à forma mais superficial de resolução de conflitos. 

Vamos focar em dois elementos fundamentais:

  1. O principal trabalho não é encontrar a resolução, e sim, todo o processo que antecede a isso para se chegar a um lugar de abertura, segurança, entendimento, empatia, disposição e boa vontade, elementos esses necessários para se co-criar uma solução (estratégia) as necessidades de todos os envolvidos importem igualmente.
  2. Para se alcançar esse objetivo, não se trata de cada parte ouvir a outra, e sim, cada parte sentir-se escutada pela outra em sua essência, em sua humanidade, e não pelo mediador, e sim pela outra parte – e assim mover empatia entre os envolvidos, o que requer aprofundar a habilidade da presença, da auto-empatia, da expressão autêntica e da escuta empática.

Saiba mais:

Conduzido por Sandra Caselato & Yuri Haasz

Sandra e Yuri são parceiros de vida e trabalho há 23 anos, atuando no Brasil e em outros países, em busca de transformação pessoal e social por meio da conexão humana. São cofundadores da Sinergia Comunicativa, e oferecem cursos e consultoria para desenvolvimento de grupos, equipes e lideranças, processos de mudança organizacional e transformação de conflitos, unindo princípios de não-violência a abordagens colaborativo-participativas inovadoras para a cocriação de um mundo sustentável. Yuri é o primeiro brasileiro certificado pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC), é Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago, e Mestre em Relações Internacionais (foco em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos) pela Universidade ICU em Tóquio. Sandra é Psicóloga, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior e membro da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa (APACP). Escrevem sobre CNV e assuntos relacionados há 5 anos para revista Viva Saúde (antiga Bons Fluidos) e Sandra tem uma coluna na UOL. Saiba mais sobre eles no site: sinergiacomunicativa.com.br

Comunicação Não-Violenta (CNV)

Criada pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg, a Comunicação Não Violenta (CNV) nos propõe uma mudança de paradigma: a transformação de relações de dominação e imposição em relações de parceria e cooperação. A CNV nos ajuda a desenvolver uma expressão mais autêntica e honesta, e ao mesmo tempo uma escuta mais empática e profunda, de maneira a conseguirmos entender melhor os outros e sermos melhor compreendidos. Nos proporciona uma forma prática de lidar com conflitos, contribui para desfazer preconceitos e focar no que temos em comum uns com os outros, valorizando e celebrando as diferenças. Este foco na conexão humana tem efeitos diretos na nossa linguagem e na forma que construímos nossa realidade social conjunta. Assim, a CNV é um processo de humanização radical e pode ser instrumento poderoso de transformação de conflitos e mudança social. Para saber mais acesse o nosso site www.sinergiacomunicativa.com.br e o site do Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC): www.cnvc.org

Por que participar deste curso?

Conteúdo:
OBS: O conteúdo abaixo pode sofrer alterações em função de cada grupo

O TRABALHO INTERNO DO MEDIADOR:

DÚVIDAS FREQUENTES

Não. A CNV é um processo vivencial e não apenas teórico, de aprendizado contínuo, transformação e crescimento pessoal, que não pode ser mensurado nem “autorizado” externamente. Seguimos as diretrizes do Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC), fundado por Marshall Rosenberg, que da mesma forma não oferece “capacitações” ou “formações”.  

Oferecemos certificado de participação em nosso curso, e a carga horária de participação nos encontros síncronos (ao vivo) é reconhecida pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC). Este certificado serve para aqueles que futuramente decidam se candidatar ao processo de certificação oferecido pelo CNVC. Para saber mais sobre esse processo indicamos este vídeoeste texto informações no site do CNVC.

Não. Mesmo que você ainda não conheça a CNV você pode participar, mas seu aproveitamento será maior se você já participou de um curso de Comunicação Não Violenta. Sugerimos que você venha em nosso curso de Introdução.

Caso ainda haja dúvidas, por favor, entre em contato pelo email contato@sinergiacomunicatriva.com.br ou pelo WhatsApp (5511) 37852562

DEPOIMENTOS

Karina Lilianni Braga,
advogada

Fernanda Carvalho Leite, artista da cena e terapeuta corporal

Letícia Sedano Haeser, assistente social

Reproduzir vídeo

Christiane Ostermann, jornalista e produtora cultural

Reproduzir vídeo

Zare Ferragi, professor universitário

Reproduzir vídeo

Luciene Moreira

Copyright © 2021 . All Rights Reserved.