A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (MG) iniciou dia 8/3 um programa de Comunicação Não Violenta (CNV) para profissionais do SUS. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a linha de prevenção à violência, além da promoção da cultura de paz. O programa visa formar multiplicadores de práticas de auto cuidado e cuidado mútuo através da empatia, e facilitar a atuação destes profissionais em situações de mediação de conflitos, tanto com colegas de trabalho, quanto na relação com usuários dos serviços de saúde.
O programa contempla 100 profissionais do SUS Contagem e tem duração de quatro meses. Os idealizadores e responsáveis pelo projeto são Sandra Caselato e Yuri Haasz, instrutores de Comunicação Não-Violenta (CNV) da Sinergia Comunicativa, e Handula Janine, referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade da SMS de Contagem. Também fazem parte do projeto os facilitadores de CNV Alessandra Mendes, Bruna Perillo, Daniele Junqueira Rafael, Daniele Putnoki, Eduardo Augusto Santos, Iaçanã Woyames, Irene Luca de Mendonça, Katia Alexandra Messias, Luciana Vianello e Maria Isabel de Camargos.
A Comunicação Não-Violenta é um processo criado pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg, que fortalece relações com mais empatia e respeito, auxilia na cooperação, confiança e no espírito de equipe, favorece a resolução de conflitos e promove ambientes mais humanizados.
Segundo Handula Janine, o município deu um grande passo ofertando o curso para os profissionais. “A educação permanente é uma importante estratégia para promover a transformação de realidades. O curso de Comunicação Não Violenta é um investimento escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde para favorecer a atuação no eixo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz. A CNV favorece aos profissionais um olhar humanizado para eles mesmos e para os outros. Espera-se que o município de Contagem ganhe mais confiança dos seus munícipes ao investir no seu grande ativo: o capital humano – gestores, trabalhadores e usuários. Reafirmando o seu compromisso de promover a saúde dos contagenses”, enfatizou Handula Janine.
Confira algumas fotos da primeira etapa: